Praça Argileu de Oliveira Souza

Praça Argileu de Oliveira Souza
É um prazer enorme receber visitantes em meu blog!!! Sintam-se em casa, mas não façam bagunça!!!!! RSRSRSRSRSR

Neste blog vocês encontrarão informações pessoais de seu idealizador assim como postagens interessantes sobre o Gonçalo... Apertem os cintos e boa viagem!!!!!!

POPULAÇÃO DE GONÇALO: 1312 Habitantes (Fonte: Censo 2010)

28 de jul. de 2011

ESPAÇO DO SEGUIDOR - GISVALDO JÚNIOR


É com muita satisfação Júnior, que posto suas fotos em meu blog... Elas demonstram com precisão a sensibilidade do seu olhar em relação a nossa terra!!!! 


Por do Sol em Gonçalo


Suindara... a Coruja Rasga-Mortalha 
(Sobre o telhado da casa de Gilberto Matos)

LENDA

Há muitos anos atrás , existia uma moça de trinta e cinco anos de idade , obesa e de pele muito branca  chamada Suindara . Ela era uma das carpideiras , mulheres com mais de trinta anos que eram pagas para chorarem em velórios e cemitérios . Além de seguir esta profissão , Suindara era filha de Eliel ,  um feiticeiro perigoso  que sempre se vingava de quem fazia mal para a sua família .
Esta mulher era muito inteligente e culta , por isto recebeu  o apelido de coruja branca na aldeia onde morava 
O problema é que Suindara começou a namorar escondido Ricardo ,  filho de Ruth , uma condessa preconceituosa que nunca permitiria que o rapaz se envolvesse com uma carpideira , ainda por cima filha de um curandeiro .
Um certo dia , Ruth descobriu o romance de Ricardo com a filha do feiticeiro  e bolou um plano diabólico .Depois que Suindara chorou no enterro de uma pessoa . Margarida , a empregada da condessa , passou um bilhete para a carpideira dizendo que contrataria os seus serviços e para isto seria necessário que as duas  se encontrarem atrás de uma cripta azul , que ficava no local mais afastado e escuro  do cemitério .Quando Suindara chegou no local combinado  , foi assassinada por um empregado de Ruth .Toda a população se comoveu com a morte desta moça .Por isto ,  a carpideira foi enterrada num mausoléu luxuoso e no meio da sua tumba foi esculpida uma enorme coruja branca em sua homenagem . Eliel , através das cartas de tarô , descobriu que a verdadeira assassina de sua filha era a condessa da aldeia . Assim  ele jurou vingança , foi até onde Suindara estava enterrada e executou um ritual poderoso  . Então o espírito da moça penetrou para  dentro da  enorme estátua de coruja branca que criou vida .
Naquela mesma noite , a coruja foi até a sacada da  janela do castelo onde dormia Ruth e começou a piar um canto estranho : como se alguém estivesse rasgando alguma roupa de seda . Assim   toda a aldeia ficou assustada com aquele som que vinha de uma das janelas do castelo .
No dia seguinte , descobriram que a condessa estava morta e que todas as suas roupas de seda estavam rasgadas dentro do armário .
A partir da estranha  morte de Ruth , um fato estranho passou a acontecer naquela aldeia : sempre   quando alguém estava prestes a falecer  , uma  coruja branca  pousava em frente a janela da vítima e piava aquele mesmo  som estranho para avisar que a pessoa iria falecer brevemente .
Por causa destas histórias , este animal recebeu o apelido de Rasga – Mortalha .
Diz a lenda que se uma coruja Rasga – Mortalha pousar no telhado ,  ou ,  na sacada  da sua casa e piar um som semelhante ao de um rasgo de seda é sinal de alguém na sua residência falecerá muito logo .
Por curiosidade  alguns especialistas em Lingüística afirmam  que Suindara significa coruja branca da morte  em um certo dialeto africano ( texto extraído da internet ).

Abraços... G. Junior


24 de jul. de 2011

"FALAQUEEUTEESCUTO" Coletivo


PARABÉNS RUI, PARABÉNS WILSINHO. É ASSIM QUE SE CONSTRÓI UM MUNDO MELHOR. OBRIGADO PELO CONVITE. INFELIZMENTE POR PROBLEMAS PARTICULARES, NÃO PUDE COMPARECER AO EVENTO. MAS, SE DEUS PERMITIR E ME DER VIDA E SAÚDE, O ANO QUE VEM ESTAREI MAIS PRESENTE DO QUE NUNCA. A VOCÊ LÉO, OBRIGADO POR TORNAR O GONÇALO MAIS VIVO DO QUE NUNCA EM NOSSOS CORAÇÕES. ATÉ A PRÓXIMA.

GILTON PEREIRA (CHICÃO).


NOSSA !!! AMEI AS FOTOS. FIZ UMA VIAGEM AO TÚNEL DO TEMPO, (RSRSRSRS). REVI BASTANTE GENTE QUE CONHEÇO E FAZ ALGUNS ANOS QUE NÃO OS VEJO. MARAVILHA !
INTERESSANTE !!! A INTERNET NOS PROPOCIONA TANTAS COISAS BOAS...
ESTUDEI NESSE COLÉGIO, ONDE CONCLUÍ O ENSINO MÉDIO (MAGISTÉRIO). ATUALEMNTE ESTOU CONCLUÍNO O CURSO DE QUÍMICA - BACHARELADO PELA FOC - FACULDADE OSWALDO CRUZ. FICO EMOCIONADO AO VER ESSE ARQUIVO.
E SOU FÃ DA PROFESSORA MARIA LÍDIA !!! APRENDI MUITO COM ELA.

GILMAR SOARES

GINCANA 2010 - 1º PRÊMIO - PASSEIO EM SALVADOR
















ARRAIÁ DA RUA ANTÔNIO PEDRO - 2011