Praça Argileu de Oliveira Souza

Praça Argileu de Oliveira Souza
É um prazer enorme receber visitantes em meu blog!!! Sintam-se em casa, mas não façam bagunça!!!!! RSRSRSRSRSR

Neste blog vocês encontrarão informações pessoais de seu idealizador assim como postagens interessantes sobre o Gonçalo... Apertem os cintos e boa viagem!!!!!!

POPULAÇÃO DE GONÇALO: 1312 Habitantes (Fonte: Censo 2010)

25 de mar. de 2015

UM DIA NA HISTÓRIA... Por Junior de Feira


 “QUANDO UMA TRAGÉDIA SALVOU MINHA TURMA”

...ouvindo Orlando Pessoa (abril de 2015).



Meu nome é Orlando Nunes Pessoa, também fui aluno das escolas Paroquiais de Padre Alfredo(Serrolândia). Tive o privilégio de o santo padre ter feito meu batizado, crisma e meu casamento. Outro privilégio que tive na vida foi de ter sido aluno da professora Belinha. Nessa época tínhamos aulas pela manhã e pela tarde. A professora Belinha era muito cuidadosa com seus alunos, entretanto não alisava ninguém.

Certo dia, no horário do recreio, ela pegou em minha mão e disse: vamos comigo em tua casa, e com carinho me ajudou a atravessar a rua, na época minha casa era perto da escola e mesmo assim ela não soltava minha mão. Como era amiga de minha família e muito  amiga de minha irmã, sempre nos visitava em casa.  Ao terminar o recreio voltamos para escola, ao se aproximar da sala de aula, um monte de meninas ( minhas colegas ) foram ao nosso encontro e começaram a gritar: “ Professora os meninos estavam em cima do telhado olhando a gente no banheiro”.
Nesse momento pensei: dessa vez os meninos estão ferrados... Então a professa Belinha falou: todos os meninos vão pra sala e fiquem de frente para parede de joelhos, estão de castigo. Em seguida chamou as meninas e disse: vocês também todas na parede de joelhos, então as meninas tentaram argumentar, professoras nós fomos “vítimas”... Mas vão também para não ficarem de gracinha rindo dos meninos, respondeu a professora... Nesse momento ela olhou pra mim e disse você também Orlando. Eu? Como eu? Eu estava com a senhora lá em casa, lembra?! Você também Orlando para ninguém achar que estou te protegendo, só porque sou amiga de sua família.
Quando toda a turma estava alinhada, em frente da parede da sala, prestes a ajoelhar para cumprirmos nosso castigo... Uma professora entrou na sala e falou com a professora Belinha, acabou de dar agora na radio Tupi ( Rio de Janeiro), o presidente Getúlio Vargas acaba de se suicidar. A carta testamento acabou de ser  transmitida. Com essa notícia trágica, imediatamente o castigo foi suspenso. Depois, todos os alunos  foram levados para frente da escola onde hasteamos a bandeira do Brasil (meio mastro) em sinal de luto. Todas as escolas fecharam por 8 dias, e na volta às aulas ( felizmente ) nosso castigo tinha sido esquecido...

Orlando Pessoa,
(Empresário do ramo de material de construção em Feira de Santana)



QUANDO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA APLAUDIU OS ALUNOS DE GONÇALO

...ouvindo professora Belinha (março de 2015).


Durante 13 anos, lecionei  nas Escolas Paroquiais de Padre Alfredo nas comunidades de Alagadiço ( Caatinga do Moura ), Serrolândia e Gonçalo. Durante esse período fui testemunha de quanto ele sofria para custear  45  escolas sem subvenção do governo. Viajava( cerca de  40 léguas )  montado num burro, visitando as escolas, celebrando missas, fazendo batizados, casamentos, medicando e curando os pobres doentes, isso durava o mês inteiro.
Porém, o fato que mais me marcou, foi quando em 1957, o então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, em visita a Jacobina, foi homenageado pelo Padre Alfredo  com um desfile de mais de 1.000 alunos das suas escolas paroquiais. Os alunos usavam uma farda tipo marinheiros,  tocavam tambores e cornetas, e carregavam  as bandeiras do Brasil, de Jacobina e do Vaticano.
 O desfile  estava passando  em frente à casa do Deputado Francisco Rocha, de onde  JK assistia ao desfile. Quando a escola paroquial do Gonçalo, com todos os alunos elegantemente vestidos e mostrando um sincronismo perfeito ao marchar, arrancou aplausos do Presidente, que me parabenizando pelo desfile apertou minha mão...

                                                                                                          Professora Belinha.









12 comentários:

  1. Fiquei muito impressionado com o fato. É uma honra poder imortalizar e divulgar tão bela contribuição sobre a história de Gonçalo neste blog. Parabéns Jr. Parabéns Dona Isabel, nossa eterna Professora Belinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "As pessoas se tornam mais fortes, porque elas têm memórias que não podem esquecer."
      Naruto

      Belo registro! !! Parabéns ao Gonçalo! !!

      Excluir
  2. Parabéns Ju ( júnior de feira) pela excelente iniciativa. .. VALEU!!!!

    ResponderExcluir
  3. Educar é tarefa para poucos. Importante para construção do conhecimento e transformação das pessoas.
    Muito obrigado pela enorme contribuição.

    Professores Nei e Joce

    ResponderExcluir
  4. Que memória boa tem minha Tia Belinha.
    JK foi mesmo um homem de sorte, pois teve a oportunidade de apertar a mão da Profa. Belinha. Que honra para ele!

    ResponderExcluir
  5. Dedicação e paixão pelo que se faz. Educar é uma arte, missão para poucas pessoas talentosas como D. Belinha. Parabéns Tia !!!

    ResponderExcluir
  6. Eu estava lá no aeroporto com um grupo de adolescentes, todas vestidas de branco para receber o Presidente! Mas, o melhor Presidente, para mim, foi o PADRE ALFREDO, esse sim, foi médico e pai de todos Gonçalenses, naquela época, sem ele seríamos todos analfabetos...Parabéns minha irmã, não pelo aperto de mão do JK, mas por ter ajudado e feito parte da missão do Padre Alfredo!!

    Lúcia ( Irmã )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, parabéns, sábias palavras a respeito desse incansável, Padre Alfredo Haasler.

      Florisvaldo (Branco)

      Excluir
  7. Tenho por você uma admiração enorme, apesar de não ter estudado diretamente com a senhora, mas pelos discípulos que foram educados por você, reconheço que esse dom do magistério não é para qualquer pessoa, só quem têm paixão, amor e dom pela cultura, vc teve tudo isso e muito mais, obrigado professora, vc continua influenciando em muitas decisões de todos aqueles que foram educados por essa

    Benfeitora
    Eficiente
    Líder,
    Iluminada
    Notável
    Humilde
    A inesquecível professora

    Florisvaldo (Branco)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns dona Belinha. Tinha ciência de sua licenciatura em nossa comunidade, no entanto, desconhecia o emprego em outras, como Alagadiço e Serrolândia, assim como seu papel ilustre à época. Uma pessoa engajada em batalhas que realmente merecem ser travadas, sem falar de seu comprometimento e dedicação verdadeiros para com a Educação, simplesmente fantástico! Deixo Meus Parabéns e saiba que seu legado, embora em vida, é e será compartilhado por essa nova geração de professores que lá lecionam (Gonçalo), e que passam por um período similar ao que viveu, contudo, distante da sua realidade, pois conviveram e convivem em épocas distintas. Um grande abraço de mais um admirador dessa história fantástica e surpreendente!

    ResponderExcluir
  9. É amigoe Orlando... Menino é menino não importa a época...kkkkkk

    Junior de Feira

    ResponderExcluir