Praça Argileu de Oliveira Souza

Praça Argileu de Oliveira Souza
É um prazer enorme receber visitantes em meu blog!!! Sintam-se em casa, mas não façam bagunça!!!!! RSRSRSRSRSR

Neste blog vocês encontrarão informações pessoais de seu idealizador assim como postagens interessantes sobre o Gonçalo... Apertem os cintos e boa viagem!!!!!!

POPULAÇÃO DE GONÇALO: 1312 Habitantes (Fonte: Censo 2010)

4 de ago. de 2013

"FALAQUEEUTEESCUTO"

Uma Navegante Anônima.

Leonardo,

Por acaso vi uma reportagem no Jornal de São Paulo, sobre o Gonçalo e ai me veio à curiosidade de como o Gonçalo está, após muitos anos que não o freqüento.

Quando joguei no Google sobre “noticias do Gonçalo”, um dos arquivos que apareceu foi seu blog.

Conheci o Gonçalo através de uma amiga que me convenceu a ir para um torneio de futebol que estava tendo ai, então fui e me apaixonei, literalmente, pelo lugar, também. 

Quando comentou sobre o envolvimento da comunidade nos eventos esportivos, quando vi o trabalho na escolinha de futebol, sem dúvidas que voltei ao tempo e me veio um sentimento nostálgico. A lembrança do lugarejo, da vida simples, o convívio com pessoas puras e de boa índole me envolveu, corroborando com várias fotos postadas por você, principalmente a do luar, entre outras. 

Se fosse descrever o Gonçalo em um trecho de música para mim, sem dúvidas que seria: “Foi um rio que passou em minha vida E meu coração se deixou levar” de Paulinho da Viola.

Não me conformei nas fotos postadas e, com o seu “sejam bem vindo” me sentir tão a vontade, e sem fazer bagunça, comecei a bisbilhotar todos os arquivos de fotos, festas, eventos culturais, narração de históricos do povoado, e ai viajei em cada detalhe que compõe este Museu Virtual.

Que belo trabalho, que sensibilidade de um cidadão apaixonado pela sua terra que deixa transparecer os valores mantidos em pessoas que vivem no interior e que na Capital jamais percebemos, e que grandiosidade em compartilhar, com muitos, tanta informação.

Não o conheço, mas já o estimo pela grande sacada em resgatar a história de um povoado que ficou esquecido por muitos, mas que fez a diferença e se manteve firme com os esforços da comunidade, como você mesmo descreve na manutenção do colégio, construção da igreja, etc.

Navegando ainda pelas histórias descritas por Maria Lídia, percebemos além do resgate da historia, a homenagem as pessoas que iniciaram o povoado e fizeram acontecer, com pequenas e grandes contribuições para a comunidade.

Parabéns por esta iniciativa e que estes jovens que você incentiva possa tomar suas atitudes como exemplo e que sirvam de parâmetro para suas vida, dando continuidade a este tesouro para os “gonçalences” e todos que em algum momento passou por esse lugarejo.

Continuarei visitando este Blog, sempre que possível, e ai vai minha sugestão: Entrevistas com pessoas que vivem no local, pessoas que sempre moraram ai, pessoas que saíram e voltaram, pessoas que moram fora e passam férias ai, pessoas que se projetaram na política, pessoas que mantêm fazendas ai, seu anseios, suas necessidades. Falar do Artesanatos do local, falar de coperativas existentes, etc.


Boa tarde, Léo!!!

Estava buscando notícias sobre Gonçalo, pois foi a cidade em que nasci e vivi até os 11 anos, quando minha família veio morar em São Paulo, depois disso nunca mais soube nada da cidade e não voltei a visitar e hoje vendo o seu blog que felicidade que senti ao ver a escola que estudei (Escola Paroquial do Padre), a igreja que vi construindo, o rio onde nadei e pulava da ponte (rsrs) e a praça do comércio, que tanto brincava.
Saí de Gonçalo de 1977, não tenho família que ainda reside na cidade, pois meus pais eram do Pernambuco e foram morar aí, eu e minha irmã fomos as únicas que nascemos em Gonçalo.
Sinto muita vontade de voltar para Gonçalo para relembrar minha história que tanto me faz bem, pois tive muitos momentos de alegria, é cidade é muito abençoada.
Quero te parabenizar pelo trabalho que você está fazendo, pois você está aproximando as pessoas que moram longe de Gonçalo, fico até emocionada.
Gostaria de ter mais informações que como está a cidade hoje, como: Na minha época tinha a pensão da Dona Bigama, existe ainda? Conheci o antigo prefeito Dizinho, ele ainda está vivo? Na cidade já tem hospital? Existe alguma indústria ou é só agropecuário? Enfim.. quero saber das novidades, porque em breve quero ir visitar vocês!!!

Deus abençõe muito e obrigada por me fazer lembrar dessa cidade tão querida!

Até mais!

Atenciosamente,

Albertina
São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário