Praça Argileu de Oliveira Souza

Praça Argileu de Oliveira Souza
É um prazer enorme receber visitantes em meu blog!!! Sintam-se em casa, mas não façam bagunça!!!!! RSRSRSRSRSR

Neste blog vocês encontrarão informações pessoais de seu idealizador assim como postagens interessantes sobre o Gonçalo... Apertem os cintos e boa viagem!!!!!!

POPULAÇÃO DE GONÇALO: 1312 Habitantes (Fonte: Censo 2010)

2 de out. de 2009

RUAS DE GONÇALO (2006)


GONÇALO - 2006

Com o passar do tempo muita coisa mudou e o Gonçalo sofreu grandes transformações. Atualmente é possível percebermos o progresso em vários setores.
A educação em nossa comunidade melhorou muito. Hoje além de contarmos com professores mais capacitados para desempenhar a função temos: a creche Reino Encantado que funciona no período integral e oferece a educação infantil; as escolas Paroquial e Necy Novaes que oferecem do pré a 4ª série nos turnos matutino e vespertino; e o Centro Municipal de Educação Nossa Senhora da Conceição que oferece as séries seguintes (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental e o médio (formação magistério); e o ensino médio formação geral, o qual como uma extensão do colégio Arnaldo de Oliveira que é, dentre as instituições educacionais supracitadas, a única mantida pelo estado. As demais são municipais e funcionam com recursos do FUNDEB.
Hoje também podemos contar com os transportes escolares que diminuem distâncias e possibilitam aos alunos da zona rural, principalmente aos que moram mais distantes, o acesso a escola.
Ao pensarmos no atendimento a saúde que é oferecido em nossa comunidade veremos também um grande progresso. A comunidade dispões já há algum tempo de um posto de saúde (PSF) onde semanalmente é oferecido atendimento médico e odontológico para casos menos graves. Quando há casos mais complexos os pacientes são encaminhados ao hospital de Caém e se necessário são levados para Salvador. Podemos contar também durante toda a semana com os serviços do enfermeiro e outros profissionais que trabalham no posto. Há também a distribuição gratuita de medicamentos para a comunidade e uma ambulância que fica a disposição da comunidade.
Atualmente podemos contar também com os serviços dos agentes de saúde que desempenham um papel importantíssimo na nossa comunidade, o de prevenir e informar sobre as doenças. Contamos também, com o serviço de saneamento básico, este que é responsável pela limpeza e boa aparência da nossa comunidade.
O transporte em nossa comunidade também cresceu e melhorou. O acesso às cidades vizinhas tornou-se bem mais fácil. Hoje além de contarmos com um ônibus da empresa Xixitur que faz o trajeto Caldeirão Grande – Jacobina, contarmos também com motoristas particulares, que fazem linha para Jacobina, Paraíso e Caém.
O comércio de Gonçalo cresceu e vem crescendo muito nos últimos anos. Atualmente contarmos com: 04 borracharias; 02 casas de jogos; 01 panificadora; 03 supermercados; 05 mercadinhos; 03 lojas de roupas; 01 casa de produtos veterinários; 01 posto de medicamentos; 01 boate; 10 bares; 02 casas de variedades; 04 casas de materiais de construção; 01 frigorífico; 01 salão de beleza; 02 barbearias; 01 desnatadeira; 03 postos telefônicos e uma feira livre que acontece aos sábados onde pessoas da comunidade e da região comercializam uma diversidade de produtos.
A segurança é oferecida à população gonçalense através da atuação de 02 policiais e 02 guardas que trabalham diariamente para garantirem a ordem na comunidade. Os detidos são levados a subdelegacia onde permanecem presos se necessário.
Ao falarmos de religião é possível encontrarmos em nossa comunidade 01 Igreja Católica, 01 Igreja Assembléia de Deus e 01 Igreja Adventista do 7º Dia. São essas Igrejas que a população gonçalense freqüenta para rezar e cultivar sua fé em Deus, cada uma a sua maneira.
A prática de esporte em nossa comunidade sempre foi um exercício muito valorizado pelos jovens. Hoje podemos contar com 02 centros poli esportivos onde diversas modalidades de esportes podem ser executadas, afinal a prática de exercícios físicos é um bem necessário e um direito de todos segundo a UNESCO.
Atualmente, o Gonçalo oferece aos visitantes um ambiente agradável, cordial e tranqüilo para as férias. Oferece também alguns pontos importantes para serem visitados. Alguns deles ajudam a contar a história do nosso povoado. São eles: a Igreja Católica de Gonçalo, construída no ano de 1974; o Cruzeiro, local onde as pessoas acendem velas agradecendo graças alcançadas e manifestando a sua fé em Deus; o Rio Itapicuru Mirim, provável motivo pelo qual escolheram este local para começar esta comunidade; a barragem; a represa; a casa mais antiga, provavelmente a primeira casa do Gonçalo; o matadouro; as escolas etc.
Enfim, é inegável o progresso alcançado por nossa comunidade nos últimos anos. É esperado que continue progredindo nos próximos, para que no futuro possamos continuar convivendo em harmonia num Gonçalo onde todos tenham oportunidade de crescer e se desenvolver.
TEXTO: Leonardo Maia Matos

ALGUMAS FOTOS - 2006

Praça do Comércio
Avenida do Cruzeiro
Praça João Ferreira Matos
Cruzeiro de Gonçalo
Avenida do Cruzeiro
Rua Afrísio Vieira Lima

Rua da Usina
Avenida Itapicuru Mirim
Avenida Itapicuru Mirim
Praça Pe. Alfredo Haasler

Jardim de Gonçalo
Feira de Gonçalo - Sábado


Travessa Rocha Pires
Travessa Rocha Pires
Saída de Gonçalo - Sentido Baraúnas

Loteamento Irmã Isabel
Loteamento Dalva Muricy
Boite Muricy
Quiosque do Zelito
Tuca's Bar
Praça Principal - 2007
Praça João Ferreira Matos
Quadra Poliesportiva
Rua Afrísio Vieira Lima

Rua Antonio Carestia
Rua Antonio Pedro
Loteamento Irmã Isabel


Rua da Lagoa

Rua da Usina
Rua de Januário
Rua Francisco Nerys
Rua João Ferreira Matos
Travessa Antonio Pedro

Rua do Cruzeiro

FACHADAS DAS CASAS






























7 comentários:

  1. Esse Gonçalo eu não largo por nada desse mundo .

    ResponderExcluir
  2. Fabio pereira barbosa27 de jun. de 2012, 09:17:00

    Leo parabens pela pagina esse lugar é unico e abençoadopor Deus !!

    ResponderExcluir
  3. o primo me deu uma vontade enorme de passear por ai

    ResponderExcluir
  4. Esse ano vou curtir o São João em Gonçalo-Ba.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Leo Matos !!! trabalho belíssimo ,muito bom rever essas faixadas das casas, as ruas embora diferentes mais é muito bom ter esse espaço pra matar um pouco a saudade da nossa terra.

    ResponderExcluir
  6. eu cresci nessa estrada de pisarro
    foi Deus que iluminou a minha caminha
    do inteiro para a cidade eu me joguei na estrada
    e o peso da corrente e o mesmo da enxada.

    ResponderExcluir