Praça Argileu de Oliveira Souza

Praça Argileu de Oliveira Souza
É um prazer enorme receber visitantes em meu blog!!! Sintam-se em casa, mas não façam bagunça!!!!! RSRSRSRSRSR

Neste blog vocês encontrarão informações pessoais de seu idealizador assim como postagens interessantes sobre o Gonçalo... Apertem os cintos e boa viagem!!!!!!

POPULAÇÃO DE GONÇALO: 1312 Habitantes (Fonte: Censo 2010)

4 de out. de 2009

HISTÓRICO DA ESCOLA PAROQUIAL - (2006)






A Escola Paroquial de Gonçalo foi fundada por Pe. Alfredo Haasler em 1943. sendo a primeira escola pública desta comunidade, permitiu a todos o acesso a educação escolar gratuita. Antes dela apenas pessoas de bom poder aquisitivo podiam pagar a professores particulares para ensinar a seus filhos e outros de seu interesse.

A primeira professora que lecionou na Escola Paroquial foi Ana Brandão, vinda de Senhor do Bonfim por indicação de Pe. Alfredo exclusivamente para ensinar. Esta, deveria hospedar-se na casa dos pais dos alunos e sua remuneração era paga por Pe. Alfredo que além de fundador também era o diretor da escola.

Outras professoras também aqui chegaram, foram elas Iolita, Judite, Belinha etc.

Inicialmente a escola funcionava num salão onde hoje é a casa da professora Francisca e logo depois mudou-se para a casa do Senhor Antonio Bandeira, pois nesta época ainda não existiam prédios escolares.

Somente em 1959 – 1960, o prefeito de Jacobina, na época sede do município, Dr. Orlando Oliveira Pires construiu um prédio e o doou a Pe. Alfredo entregando-lhe um documento.

Sua inauguração se deu no final de 1960 onde passou a funcionar do 1º ao 5º ano (alfabetização a 4ª série) durante os períodos matutino e vespertino.

A remuneração das professoras era paga por Pe. Alfredo que recebia donativos vindos da Áutria, sua terra natal e os materiais escolares eram responsabilidade dos pais dos alunos.

A Escola Paroquial foi reformada e ampliada em 1996 no governo de Paulo Souto. Atualmente, as escolas Paroquial e Necy Novaes, atendem aos alunos do pré a 4ª série da nossa região oferecendo uma educação de qualidade e sendo agora de responsabilidade municipal.

FONTE: Entrevista realizada pelo professor Leonrado Maia Matos com a Senhora Reinaílde Maria Rocha (Ide), ex professora paroquial e atual funcionária da creche local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário