Praça Argileu de Oliveira Souza

Praça Argileu de Oliveira Souza
É um prazer enorme receber visitantes em meu blog!!! Sintam-se em casa, mas não façam bagunça!!!!! RSRSRSRSRSR

Neste blog vocês encontrarão informações pessoais de seu idealizador assim como postagens interessantes sobre o Gonçalo... Apertem os cintos e boa viagem!!!!!!

POPULAÇÃO DE GONÇALO: 1312 Habitantes (Fonte: Censo 2010)

2 de out. de 2009

HISTÓRICO DO C.M.E.N.S.C. (2008) - TEXTO

FOTO: Leonardo Maia Matos (2008)

(1975)

FOTO: Leonardo Maia Matos (2008)

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO N. S. DA CONCEIÇÃO

RUA AFRISIO VIEIRA LIMA S/N – GONÇALO CAÉM – BA

ENTIDADE MANTENEDORA: PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÉM

RESOLUÇÃO CCE 015/93 PARECER CCE Nº.033/93 DO 15/16/05/93

O Centro Municipal de Educação Nossa Senhora da Conceição foi fundado em abril de 1975. O idealizador e maior responsável pela abertura dessa escola foi o professor Hildebrando Alves Freitas.

O primeiro curso ministrado foi o Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série, sendo os primeiros professores a Ir. Isabel Minervina de Oliveira; Ir. Natalina Dourado; Profª Raimunda Moreira; Profª Sônia; Profº José Cleber dos Santos; Profº Valter Santiago e o próprio Profº Hildebrando. Desempenhava a função se secretário, o Profº João Lacerda Filho.

Na falta de um local adequado para funcionar, que seria um prédio escolar, o colégio abre suas portas na casa do Sr. Leonel Pereira, onde hoje é a Padaria Souza, no salão do Sr. Antônio dos santos (popular Sr. Bandeira), atual Bar de Santo e no salão do Sr. Laureano Xavier Pereira, atual propriedade de Normando Carvalho.

A partir do ano de 1978, a escola passa a funcionar nos prédios Rocha Pires, Necy Novaes e Paroquial. No ano de 1983, quando foi fundado o Ensino Médio – Formação Magistério, muda-se a escola para o recém construído Prédio Escolar Afrísio vieira Lima, onde permanece até os dias atuais.

Desde os primeiros tempos, esta escola tinha vínculo com a CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), permanecendo na rede cenecista até 12 de junho de 1995 quando se desligou desta entidade por decisão do Conselho Comunitário local, passando a ser mantido pela rede municipal, amparado pelo artigo 20 da Resolução 502/78 e o parágrafo 2º do Artigo 22 da Resolução CCE 427/78 que autoriza mudanças na entidade mantenedora e razão social.

O sistema de escolas cenecistas tem o objetivo de promover a inclusão de todos na escola, abrindo e mantendo escolas com recursos da própria comunidade, criando conselhos em cuja formação aparecem sócios beneméritos e mantenedores (no caso, pais e alunos). Assim foi com a nossa escola, onde os sócios contribuíram com mensalidades e quantias irrisórias. A CNEC sempre manteve convênio com o Estado, o que permitia a contratação de professores por este órgão, assim como podia contar também com professores remunerados pelas prefeituras a depender da disponibilidade e do interesse dos gestores. O reconhecimento dessa rede de escolas pelo Ministério da Educação permitia também que se conseguissem bolsas de estudo para os alunos comprovadamente carentes.

Tratando-se do Centro municipal de Educação Nossa Senhora da Conceição de Gonçalo, houve sempre empenho por parte dos prefeitos no sentido de apoiar e manter a escola aberta.

Nos seus primórdios, mais especificamente no processo de fundação da escola, houve uma certa distensão política, porém, a medida que a escola foi sendo organizada, todos, independente de qualquer facção partidária, se dispuseram a ajudar na sua manutenção.

A participação do professor Hildebrando sempre foi decisiva. Tanto na fundação do ensino fundamental de 5ª à 8ª série em 1975, como também na criação do 2º Grau – Formação Magistério em 1983.

Durante sua história o colégio foi dirigido pelos seguintes diretores: Hildebrando Alves Freitas (1975); Raimunda Moreira Silva (1976 – 1978); Ednalva Alves da Costa (1979); Maria Lídia de Oliveira Rocha (1980 – 1985); Edvalda Alves da Costa (1986 – 1989); Hildebrando Alves Freitas (1990); Antonio Cezar Freitas Souza (1991 – 1993); Antenor Rita Gomes (1994 – 1995); Eliene Oliveira dos Santos (1996 – 1999); Nazaré dos Santos Costa (2001 – 2004); Maria Lídia de Oliveira Rocha (2005 – 2006); e Irailde Brasileiro Gama (2007).

Em 2007 sai a última turma de concluintes do Curso de Magistério, já que esta modalidade de ensino foi extinta desde 2005, data em que o Ensino Médio passa a ser responsabilidade do Estado.

Atualmente, o Centro Municipal de Educação Nossa Senhora da Conceição oferece, como nos primeiros tempos, o Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série, enquanto o Ensino Médio – Formação Geral, funciona em forma de extensão do Colégio Estadual Normal Arnaldo de Oliveira de Caém, dividindo espaço com o Centro Municipal de Educação Nossa Senhora da Conceição no Prédio Escolar Afrísio Vieira Lima.

TEXTO: Mª Lídia O. Rocha

3 comentários:

  1. É emocionante conhecer a história do nosso colégio. Mais expetacular ainda, é ter plena certeza que nós, estudantes, fomos parte crucial pra formação de tal história.
    E essa linha do tempo ainda está em construção...!!!!

    ResponderExcluir
  2. INTERESSANTE !!! A INTERNET NOS PROPOCIONA TANTAS COISAS BOAS.

    ESTUDEI NSSE COLÉGIO, ONDE CONCLUÍ O ENSINO MÉDIO(MAGISTÉRIO). ATUALEMNTE ESTOU CONCLUÍNO O CURSO DE QUÍMICA - BACHARELADO PELA FOC - FACULDADS OSWALDO CRUZ. FICO EMOCIONADO AO VER ESSEARQUIVO.
    E SOU FÃ DA AUTORA DO TEXTO ACIMA. INESQUESÍVEL PROFESSORA MARIA LÍDIA !!! APRENDI MUITO COM ELA.

    GILMAR SOARES

    ResponderExcluir
  3. Essa foto de 75 não correspondente porque sou nascido em março do mesmo ano , brinquei em todas fundações do mesmo , e também estudei , mas que prevaleça à história sem mais um abraço para todos.

    ResponderExcluir