Praça Argileu de Oliveira Souza

Praça Argileu de Oliveira Souza
É um prazer enorme receber visitantes em meu blog!!! Sintam-se em casa, mas não façam bagunça!!!!! RSRSRSRSRSR

Neste blog vocês encontrarão informações pessoais de seu idealizador assim como postagens interessantes sobre o Gonçalo... Apertem os cintos e boa viagem!!!!!!

POPULAÇÃO DE GONÇALO: 1312 Habitantes (Fonte: Censo 2010)

2 de out. de 2009

HISTÓRICO DA IGREJA CATÓLICA DE GONÇALO - 2006








A princípio não existia Igreja na atual comunidade. Sabemos através dos mais velhos que o Gonçalo antigamente era uma fazenda pertencente ao senhor Antonio Pedro. Era em sua casa, existente ainda hoje, que eram rezadas as missas na varanda pelo vigário da época Padre José. De todos os arredores vinham pessoas para assistirem as missas, batizarem seus filhos e se casarem.

Foi doação do Sr. Antonio Pedro o terreno onde foi construído o 1º cemitério em Gonçalo, no local onde hoje é a Igreja Católica, e onde se encontra sepultado este senhor e outros moradores da época.

Neste mesmo local foi construída a primeira capela.

O vigário da freguesia (paróquia) chamava-se Pe. José, foi o primeiro padre que aqui chegou. Outros o sucederam, dentre eles destacou-se o Pe. Alfredo Haasler que muito fez por esta comunidade e um outro padre também chamado Pe. José.

Por iniciativa de Pe. Alfredo e partindo da necessidade de um espaço físico mais amplo para a realização das cerimônias religiosas, representantes da comunidade fizeram uma reunião onde decidiram realizar um leilão com doações de pessoas da própria comunidade para angariar fundos para a construção de uma nova Igreja. Segundo Pe. Alfredo, a nova Igreja deveria ser construída num local espaçoso onde futuramente pudessem vir a construir outros salões ao redor para a comunidade. Isso não foi possível, pois o senhor Fulgêncio filho do já falecido Antônio Pedro, exigiu que a nova Igreja ocupasse o lugar da antiga capela já que essa se encontrava num terreno doado por seu pai.

O leilão foi realizado e as doações (bois, bodes e porcos) renderam uma boa quantia em dinheiro. Rapidamente, no ano de 1974 iniciou-se a construção. O Pe. Alfredo trouxe um pedreiro (João Néri) e um ajudante pagos por ele que trabalharam de março a dezembro para finalizar a construção.

Enquanto isso, a irmã Isabel juntamente com a comunidade, principalmente os jovens, organizavam eventos como quermesses e peças teatrais a fim de arrecadarem mais fundos para cobrir os gastos da construção. Além do que se fazia pela comunidade também eram recebidas doações de ONGS do exterior.

A primeira missa e a primeira eucaristia foram realizadas na Igreja ainda em ponto de acabamento, o piso ainda era grosso e as paredes ainda não haviam sido pintadas. Aconteceram em 07 de novembro no mesmo ano da construção.

Atualmente a Igreja católica de Gonçalo realiza cultos às quintas-feiras e aos domingos por pessoas da comunidade e as missas são realizadas quinzenalmente sob a responsabilidade do atual Pe. da Paróquia Luis Tonetto.

FONTE: Entrevista realizada pelo professor Leonardo Maia Matos com a Senhora Reinaílde Maria Rocha (Ide), ex professora paroquial e atual funcionária da creche local.

Um comentário:

  1. Lembro do joao nery e de outro pedreiro que veio junto com ele, morava vizinho a igreja e sentia diariamente o cheiro do feijao de joao nery feito numa panela de barro ao lado da obra, lembro de ficar encantado com a altura das torres, engraçado que hoje as percebo pequenas, quando criança era como um caminho que levava aos céus...

    ResponderExcluir